quinta-feira, 6 de outubro de 2011

POSTIFÓLIO CURSO PROINFO

PORTIFÓLIO
ProInfo Integrado- Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital. Os participantes do curso Tecnologias na Educação: São professores e gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) dos sistemas públicos de ensino que, preferencialmente, tiveram suas escolas contempladas com laboratórios de Informática com o sistema operacional Linux Educacional.
O curso Proinfo Integrado é composto por 03 módulos: Introdução ao Linux Educacional - 40h, Elaboração de Projetos - 40h e Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h. Totalizando 180 h. Após a realização do Módulo Introdução a Educação Digital, cujas aulas presenciais aconteceram nos NTE/escolas, a continuidade do curso foi no espaço virtual. Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, visa a oferecer subsídios teórico metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;:
Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
exploração de mídias digitais.
Aprendemos algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais. E os recursos de mídia da Internet.
Estimulando o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).
Aprendemos sobre hipertexto e hipermídia, é um recurso de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola).
Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Diciopédia entre eles).Como uma enciclopédia como a Wikipédia e o Wikcionário podem contribuir  na prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário